ADECO – Cabo Verde

A ADECO – Associação para Defesa do Consumidor, é uma associação particular de intervenção cívica e de solidariedade social na defesa dos consumidores, que promove a cidadania, o desenvolvimento sustentado e a preservação do ambiente.

É uma instituição sem fins lucrativos, não prossegue fins políticos ou religiosos e é de interesse genérico (isto é, cobre todas as áreas de consumo ).

Constituição

A ADECO, foi constituida em 1998 como Associação Regional, com sede em S. Vicente e foi reconhecida como pessoa jurídica pelo Ministério da Justiça pelo despacho de 31 de Março de 1999, publicado no Boletim Oficial de Républica de Cabo Verde nº 12, I série, de 19 de Abril de 1999.

Em Dezembro de 2004, foi transformada em uma Associação de âmbito Nacional.

No ano de 2007 passou a ser uma Associação de âmbito Internacional, onde tornou-se sócio da Consumers Internacional, escritórios da Africa  CIROAF e nesse mesmo ano foram criadas delegações na diáspora nomeadamente Portugal, E.U.A e França.

 Sede

A ADECO tem a sede no Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde e delegações na Cidade Porto Novo, na Cidade da Praia, na Vila dos Espargos (Sal), na Vila de Porto Inglês (Maio) e antena em Santa Cruz (Santiago).

Objecto

A ADECO tem por objecto a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores em geral e dos consumidores seus associados, em particular das camadas mais desfavorecidas, bem como a protecção do ambiente, integradas no plano mais amplo do exercício da cidadania, devendo para o efeito desenvolver todas as actividades adequadas à realização dos fins preconizados.

Sócios

A ADECO tem, neste momento, mais de mil e quinhentos (1503) sócios. os sócios residem nas diversas Ilhas do País e na diáspora, sendo que a maior parte reside em S.Vicente.

Membros da Direcção para o biénio 2008/09

Mesa da Assembleia

Presidente: Rolando Vera Cruz Monteiro

Vice-Presidente: José Júlio Soares

1º Secretária: Eneida Lopes

Direcção

Presidente: António Pedro Silva

Vice-Presidente: Eva Sulamita Monteiro Caldeira Marques

Tesoureira: Iasmine Eneida Delgado Brito

Secretário: Anibal Medina

1º Vogal: Marco António do Rosário Santos Cruz

2º Vogal: Elisabeth Nascimento Pinheiro Pires de Oliveira

Concelho Fiscal

Presidente: Vanda Évora

1º Vogal: Maria José Barbosa Costa Almeida

2º Vogal: Maria de Lurdes Lopes da Graça

76 Respostas

  1. Venho através desta expor a seguinte situação:
    Há bem pouco tempo, coisa de mais ou menos 3 semanas, sofri um acidente de viação, tendo o meu veículo sido atingido, pela traseira, por um outro que assumiu, de imediato, inteira culpa pelo sinistro. O então veículo culpado tem seguro facultativo (Seguro contra todos os riscos) pelo que a situação resolveu-se de imediato, com o então condutor a tratar de todos os assuntos para a devida reparação junto da seguradora.

    Sucede-se que o meu veículo irá ficar 3 semanas em reparação. TRÊS SEMANAS. Uma Eternidade a meu ver. Vai daí, resolvo, junto da seguradora solicitar uma indemnização por esse período, indemnização essa que poderia traduzir-se numa Viatura de Substituição (Viatura a ser disponibilizada ao cliente sempre que existir uma imobilização temporária da viatura, devido a uma avaria, manutenção, sinistro ou roubo «conceito existe na totalidade das seguradoras no estrangeiro»).
    Qual não foi o meu espanto quando a seguradora me responde nestes moldes: “… Informamos que o seguro contratado não garante a concepção de viatura de substituição.”
    Claro que a minha reacção não foi indolente. Corri junto de uma correctora de seguros a fim de poder ser informado se a resposta da seguradora era ou não válida, quando fui confrontado com outra realidade não menos espantosa: EM CABO VERDE NÃO EXISTE O SERVIÇO DE VIATURA DE SUBSTITUIÇÃO. AS SEGURADORAS NÃO RESPONSABILIZAM PELO PREJUIZO QUE O SINISTRADO VENHA A TER NA DECODDRÊNCIA DO PROCESSO DE REPARAÇÃO DA VIATURA.
    Ora, pode, um país com duas companhias de seguros, onde o Ramo Automóvel é o mais rentável, ainda não dispor, ou ainda não terem sido «obrigados» a ter um serviço tão importante para os consumidores ???

  2. venho através expor o seguinte:
    com o aumento do preço dos combustíveis, houve o aumento dos transportes ao nível do concelho da Ribeira e do Paul, por cada Câmara respectivamente. o aumento rondou os 10 escudos cabo-verdianos. assim, antes pagava-se, por exemplo 70 escudos da vila das pombas até ribeira de janela, agora paga-se 80 escudos, no paul. em ribeira grande se antes pagava-se 100 escudos para lombo branco, agora custa 110 escudos. o que se verificou é que os condutores que fazem o trajecto povoação- vila das pombas apareceram com um documento assinado pelo presidente da câmara da Ribeira grande que refere que, a partir de 1/12, a tarifa passava a ser 100 escudos, quando antes se pagava 70 escudos. ora, eu e outras pessoas entendem que a estrada que liga os dois concelhos é nacional e não é o actual presidente da câmara a autoridade para regulamentar o preço da sua tarifa. mais ainda, no referido documento há uma parte preenchida a caneta e o resto feito no computador. como se pode fazer fé em relação ao tal documento? nós agimos bem quando dizemos aos condutores que pagamos a antiga tarifa até a regulamentação oficial, não sabemos se dos serviços de viação ou da AR? gostaria de ter esclarecimentos sobre isso ou se a ADECO pudesse comunicar alguma coisa em defesa dos consumidores desse serviço,porque consideramos que não é correcta visto que se houve um aumento de 10 escudos para outras tarifas, porque é que para o paul aumentou-se 30 escudos?
    enviei esta mensagem através deste espaço, porque não sabia que outro usar

  3. Bom dia.
    Mensalmente a ELECTRA subtrai-me 400$00 que vão para os cofres da RTC .
    Quero informar-me melhor, pois, tenho um contrato de prestação de serviços com a Cabo Verde Telecom-ZAP- que inclui os programas emitidos pela RTC.
    O problema é que estou pagando duas vezes pelo mesmo serviço – RTC e CV Multimédia-da CVTelecom.
    Sinto-me lesado.
    Que fazer?

    Obrigado.

    • Olhe senhor Adeco. Preste atenção ao seguinte. Sabia que um consumidor de electricidade da Cidade da Praia e outro da Cidade do Mindelo não pagam o mesmo valor pela mesma quantidade de Kilowatts consumidos na sua casa? E sabe Sr. Adeco como a Electra faz a batota para obrigar um consumidor da Praia a pagar mais luz do que um de São Vicente. É muito simples Vou lhe explicar o truque dessa malta ladrona da Electra. O contador de luz de Mindelo faz 750 rotações, mais ou menos durante uma hora e no final dessa rotação marca que o consumidor de Mindelo consumiu 1 kwt de luz. Certo. Compreendeu. O contador da Praia faz o mesmo serviço e faz 600 rotações e marca 1 kwt por hora. Agora multiplique isso 150 rotações que são a diferença entre Mindelo e Praia por um dia de 24 horas e veja a diferença. Num dia então o consumidor da Praia paga mais 3600 rotações ou seja mais 6 kwtts que o consumidor de Mindelo e como 1 kwts são 36.889, então o consumidor da Praia mais 221 escudos por dia o que à volta de 6000 a mais por cada mês. Afinal, qual o trabalho da ARE? E da Adeco?

  4. Sou treinador do atleta que vai participar nos jogos parolimpicos da Lusofonia
    venho através desta:
    Enviar um a carta de pedido de apoio a todos os socios de ADECO no sentido de ajudar os atletas, para que tenham os minimos de condições minimas exigidas numa competição de tão alto prestigios para C.V .
    CCD – DELEGAÇÃO DE S.VICENTE
    ——————————————————————————————-
    COMITÉ CABOVERDIANO DE DESPORTO PARA PORTADORES DE DIFICIENCIAS

    Exmo Sr.º
    Presidente de ADECO
    São Vicente

    Assunto: Pedido de financiamento para participar nas competições desportivas Parolímpico de Lusófonia em Portugal

    O Comité Associação Regional de Desporto para Portadores de Deficiências – Delegação de São Vicente, como forma de dinamizar a sua actuação no seio de desenvolvimento do desporto para portadores de deficiências, tem vindo a realizar muitas actividades em comemorações de datas importantes, e também participado em varias competições nacionais e internacionais, tendo sempre oportunidades dos atletas demonstrarem as suas capacidades técnicas, o que tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento físico-mental dos atletas nas diversas modalidades adaptadas( aos portadores de deficiências).

    Enquadrado nas Competições Parolímpicos Internacionais de Lusófonia de 2009, que se realiza em Portugal nos dias 10,11,12 e 13 de Julho, a delegação de desporto para portadores de deficiências de São Vicente irá representar Cabo Verde com participação de dois atletas portadores de deficiências físicas (amputados dos membros superiores), a competir na modalidade de atletismo, com cerca de 1500 atletas portadores de deficiências oriundas de 12 países da comunidade de língua portuguesa.

    Reconhecemos por parte da vossa Instituição um certo prestigio, empenho e dedicação em incentivar e apoiar projectos de carácter social e desportiva direccionado ao desenvolvimento da ilha e Cabo Verde em Geral, é neste contexto que a Delegação vem por esta via mais uma vez solicitar a Vossa Excia um apoio financeiro, no que possível, para dar cobertura as despesas que serão efectuados na compra de bilhetes de passagem para ir para a cidade da praia de onde iremos ficar por uma semana para treinar e preparar para a viagem, alimentação, equipamentos desportivas, na documentação(Passaporte) dos atletas e no transporte, visto que um dos nossos atletas reside em São Pedro e ele necessita de vir para cidade duas vezes por dia para os respectivos treinos.

    Agradecemos antecipadamente a vossa atenção e pronta colaboração, comprometendo em divulgar o bom nome da Instituição no decorrer das competições, e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

    Aos 01 de Julho de 09
    _______________________________________
    Alcindo dos Santos Lopes
    Responsável da Delegação do CCD em S.Vicente

    caso queiram ajudar contactar Contacto: 9886358
    PLANO ORÇAMENTAL E CUSTO DO PROJECTO

    ORDEM RUBRICA DESIGNAÇÃO DAS ACTUVIDADES CUSTO POR UNIDADE UNIDADE TOTAL
    R001 Bilhetes de passagem
    S.V – Praia/Praia – S.V 17.00$00 2 34.000$00
    R002 Subsídio p/ alimentação 400$00 20 8.000$00
    R003 Transporte do atleta p/ treinos São Pedro – Cidade 200$00 45 9.000$00
    R004 Camisolas para treino 500$00 2 1000$00
    R005 Calção ` ` “ 500$00 2 1.000$00
    R006 Sapatilhas “ “ 4000$00 1 4.000$00
    R007 Fato de treino Desportivo 4.000$00 1 4.000$00
    R008 Passaporte 3.700$00 2 7.400$00
    TOTAL GERAL DO PROJECTO 68.400$00

  5. Exmo. Sr. João Portugal,
    Agradecemos a sua mensagem na qual nos coloca o problema de não ter a emissão da RDP África e RTP África em S. Vicente. Os motivos que estão na origem do problema que nela nos relata são os seguintes:
    Os nossos canais RTP África e RDP África são recebidos nas nossas estações emissoras localizadas em África, a partir do satélite Intelsat 907, e são retransmitidos localmente.
    Estes problemas na Ilha de S. Vicente surgiram quando a CVTelecom pôs em funcionamento um Radiolink ao qual a ANAC (Agência Nacional de Comunicações – entidade reguladora do espectro radioeléctrico em Cabo Verde) atribuiu uma frequência igual à nossa frequência de recepção do satélite (3 841 MHz). A faixa dos 3600 -4200 MHz é internacionalmente destinada a vários serviços que não gozam de protecção em relação aos restantes e o que se verificou foi que a nossa recepção passou a estar interferida. Dado que não podemos mudar a nossa frequência de recepção, que nos é atribuída pela Intelsat, a nossa delegada e a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde envidaram esforços no sentido da resolução deste problema. Assim, estamos neste momento a procurar soluções técnicas alternativas às que actualmente utilizamos. Contudo, dado que muitas destas soluções não dependem só da nossa vontade, isto tem-se transformado num processo muito moroso.
    Gostaríamos de apontar uma data para o restabelecimento da normalidade das emissões mas, neste momento, infelizmente não o conseguimos fazer. Pelos motivos apresentados, trata-se de um problema complexo que, apesar de todas as diligências efectuadas, não se conseguiu ainda resolver.
    No entanto, queremos que saiba que para a RTP esta é uma questão primordial.
    Esperando em breve a reposição dos nossos canais de rádio e televisão, apresentamos os melhores cumprimentos,
    Teresa Beatriz Abreu
    Dir. Engenharia Tecnologias
    teresa.abreu@rtp.pt

    NB: Esta é uma resposta que rcebi, na sequencia do pedido de esclarecimentos da RTP, mas eu gostaria que analizassem e teor da mesma e repararem como surateiramente os consumidores são posto ao lado em certos caso, como vem acontecendo com a CVTelecom que esta nas “tintas” em relação aos consumidores

  6. Olá, eu estive aí no dia 15 de Setembro, a respeito de uma factura excessiva cobrada por um taxista no trajecto: Laginha-Lazareto, pelas 23h50mns. o que acontece é que ficaram para me dizer algo por e-mail ou por telefone, sobre como ficou a situação e até agora nada e o mais chato é que tenho de estar constantantemente a ir para Cybercafés para ver se já tenho alguma resposta, mas o que eu vejo é que ando gastando dinheiro. Por favor, preciso de uma resposta a respeito do facto. Obrigada.

  7. PARABENS

  8. Senhores, gostaria de obter a seguinte resposta, mas publicada neste site para que todos os consumidores possam saber porque é uma pergunta recorrente nas nossas ruas: Porque a Adeco não se pronuncia sobre os produtos estragados, sobre o mau serviço dos privados (principalmente nos taxis e restaurantes) e sobre o serviço em geral, em vez de aparecer apenas quando o presidente regressa do estrangeiro ou para fazer barulho frente ao governo? Agradeço a resposta.

    Atenciosamente,

    Carlos Silva

  9. Como associar-me à Adeco?

  10. Como associar-me à Adeco?
    tem alguma filial em Santiago?

  11. Alugo um apartamento há mais de 3 anos ,desde que estamos aqui o dono da casa não fez nenhuma reparação na casa p.ex. não podemos utilizar uma das casas de banho porque sempre sai um cheiro nauseabundo depois de usarmos qualquer utensílio, na cozinha tb a mesma coisa o dono sempre diz que faz mas não faz.O que podemos fazer?Quem deve reparar os estragos?que aliás não foram feitas propositadamente,.Quals são os deveres e os direitos do inquilino?.Agradeceria se pudessem responder a essas perguntas.
    obrigado

  12. A minha questäo está directamente consentrada no oumento das tarifas no Consulado de cabo verde em España que abusivelmente de uma noite a manha vimos as coisas a oumentar como que de tontos tratasse todos por exemplo:uma traduçao que custava, 10 euros com 50 centimos, agora custa 30 euros com 60 centimos um oumeno de mais de 200% uma burrada, um casamente quase 400 euros quero dizer que o projecto turistico para cabo verde estamos iliminando-le na medida que so um carimbo de caboverde mais 60 euros portante isto é só para ver que situaçao estamos num País de direito Democratico gostaria saber que podemos fazer…

  13. Para conhecimento e eventual resposta da ADECO sobre o seguinte assunto:

    Caros responsáveis da Directel, serve este email para pedir o vosso esclarecimento sobre a seguinte dúvida:

    O Restaurante Riba d’Olte, presente em todos os guias internacionais, referêrncia da gastronomia da ilha da Boa Vista e de Cabo Verde e presente nas vossas listas telefónicas de Cabo Verde não figura no mapa editado por vossas excelencias porque razão?Será que por não desejarmos publicidade paga no referido mapa somos simplesmente eliiminados do mapa da vila de Sal Rei? No mínimo esta atitude é estranha, aguadamos pois o vosso comentário, mais informo que enviei cópia deste email para a DECO Cabo Verde.

  14. Venho por esta dar a conhecer uma situação que considero abusiva por parte do grupo Calu&Angela: Por varias vezes consecutivas notei que sempre que pagar uma conta com dinheiro e tiver direito a troco dão 1 escudo a menos. O mais grave é que o montante do troco ja vem na factura com um 1 escudo em falta e os “caixas” alegam que quem tem razao sao eles que estao no direito de dar esse montante e nao levar em conta o montante que devemos pagar. Com seis lojas em funcionamento se cada vez retirar 1 escudo em cada venda o montante que acumulam é bem possivel de dar para pagar 1 ou mais funcionários. Agradecia que verificassem esta situaçao.

  15. Venho por esta via expor o seguinte:

    Sou cliente da CVMOVEL e o meu tariférios é NOS GRILO. O custo de uma chamada internacional nesse tarifário é de 78$00/minuto, mas realizei uma chamada de 38 segundos para França e taxaram-me 105$00. Como é possível que o custo de uam chamada de 39 segundos seja superior ao custo do 1º minuto. Liguei para o serviço de apoio (Linha 180) da CVMOVEL e disseram-me que a chamada é taxada a 30 segundos. Isto quer dizer que o custo ao minuti é de 156$00 e não 78$00. Se as chamadas são taxadas a 30 segundos, nos 1ºs 30 segundos o custo deveria ser de 39$00 e a partir dos 31 segundos já seria cobrado 78$00 mesmo que o cliente termine a chamada antes de completar 60 segundos. Assim sendo conclui-se que a CVMOVEL vem fazendo publicidades enganosas junto dos clientes e solicito o vosso apoio para resolver a situação. Só agor percebo porquê das reclamações dos caboverdianos. Agradeço que me informem sobre a (i) legalidade dessa situação. Se for publicidade enganosa, prometo dar luta para divulgar através dos blogs dos amigos, da rede HI5 e Facebook de modo a informar todas as pessoas desta prática mafiosa da CVMOVEL.

    Luís Ramos

  16. Serve a presente para levar ao conhecimento de quem de direito, a seguinte situação que se passou comigo no Centro de Saúde de Achada Santo António:
    No dia 29 (2ª Feira) de Novembro de 2010 dirigi-me ao Centro de Saúde de Achada de Santo António para marcar uma consulta de ginecologia. A funcionária do front office disse-me que marcação de consultas é às terças e quintas-feiras, a partir das 10h00. Na terça-feira (dia 30 de Novembro), as 10h00 fui novamente ao Centro. Marcaram-me a consulta para o dia 3 de Dezembro, paguei o “Cartão da mulher”, e pediram-me para aguardar para fazer o cartão. Depois de esperar alguns minutos, e nada de cartão, dirigi-me à funcionária para pedir informações. Ela disse-me que só começavam a atender depois do meio-dia e que se não tinha nada que fazer para esperar ou então para voltar no dia seguinte, depois das 10h00. Uma vez que estava em horário de serviço, e tinha coisas a fazer, preferi deixar para o dia seguinte. No dia seguinte (01 de Dezembro) cheguei ao Centro às 12h05mn, dirigi-me ao atendimento e informei de que tinha ido fazer o “Cartão da Mulher”. A funcionária (não a mesma dos dias anteriores) disse-me para esperar porque só começavam a atender para Planeamento Familiar depois as 12h00! Informei-lhe de que já eram 12h05mn. Ela disse-me para esperar! Passados mais alguns minutos, sem que começassem a atender, dirigi-me novamente ao balcão, à mesma funcionária que me atendeu no dia 29 e no dia 30, e obtive a mesma resposta: “atendimento só depois das 12h00! Espere!” Já passava das 12h30 quando, sem que ainda começassem a atender, dirigi-me novamente ao balcão e à mesma funcionária, para saber se ainda ia demorar muito. A resposta foi “Não sou eu que faço os cartões, mas sim a enfermeira chefe. Ela sabe que há pessoas a espera. Ela é quem manda.” Sem tempo para esperar mais, fui-me embora e voltei no dia seguinte (02 de Novembro). Dirigi-me ao balcão, passavam alguns minutos das 12h00. Estavam duas senhoras a minha frente, uma a ser atendida (fazia o Cartão da Mulher) e outra a espera. A funcionária (não as mesmas dos dias anteriores) pediu-nos para nos sentarmos pois o atendimento para Planeamento Familiar só começava depois 12h00!Por volta das 12h15mn a mesma funcionária começou a atender para Planeamento Familiar. Às 12h30mn chegou a minha vez (n.º3) e quando entreguei-lhe o recibo do pagamento do dito “Cartão da Mulher” ela disse-me: “Tem que esperar porque não sou eu que faço o cartão”. Perguntei-lhe por quanto tempo mais eu tinha que esperar, e ela respondeu “Não sei. Como já disse, não sou eu que faço o cartão. E tu, quando chegaste, não me viste a fazer um cartão?! Porque não disseste que vinhas fazer o cartão?! Respondi-lhe “Foi a senhora que nos pediu para nos sentarmos e esperar porque o atendimento só começava depois das 12h00! Eu não adivinho quem faz o quê! Porque devo agora esperar novamente? Estive cá ontem, fui-me embora as 12h30mn sem fazer o cartão porque a “enfermeira chefe que manda” ainda não tinha começado a atender! Agora pede-me para esperar novamente porque não é consigo!” Ela respondeu-me: “Já te disse que não é minha da responsabilidade e não fui eu que te mandei vir cá ontem! Não posso parar o atendimento para te fazer o cartão!” Naturalmente que fui-me embora sem o dito “Cartão da Mulher” (embora tenha pago pelo serviço), mas não antes de registar a minha insatisfação no livro de reclamações (que infelizmente não tem espaço suficiente para expor tudo o que se passou).
    Na expectativa de que alguma coisa seja feita para melhorar o atendimento nesse Serviço e eventualmente em outros Serviços de Saúde, com funcionários desse género, por forma a evitar que as pessoas só tenham que procurar os cuidados de saúde pública, em último recurso, quando por vezes já é tarde, deixo aqui a minha exposição.
    Francisca Santos

    • No meu caso tinha ZAP e tirei. Agora consegui comprar uma antena parabolica de 1,25metros de diametro em portugal + uma box. O serviço basico fica-ti por 10 Euros, se quiseres sporttv tens de pagar mais 20 e tal euros + o pacote filmes pagas se não me engano 10 e tal euros, excepto o pacote sporttv pagas cerca de 30 euros. No apcote basico tens todos os canais que tem a ZAP + SIC, TVI, RTP1, RTN, SIC Noticias, Holywood, Historia canal, national Geographic, Odiseia, enfim, muitos mais canais do que o ZAp e ainda podes sintonimar mais canais livres. E não tens de preocupar com o valor a pagar porque o valor é fixo mensal ao contrario do ZAP. Podes consultar tudo em zon.pt ou meo.pt. Eu tento ao maximo me afastar da CVTelecom.

  17. Serve a presente para denunciar, solicitando intervenção da ADECO, a seguinte situação, abusiva, quanto a mim, relacionada com a CvMultimédia:
    A CVMultimédia, sem comunicar/consultar os clientes (meu caso particular), acrescentou mais dois canais de filmes no serviço ZAP (que, por si só, deixa muito a desejar) e, com base nisso, também sem comunicar os clientes, aumentou o preço do serviço (Básico + filmes) de 2.300$00 para 2.500$00. Infelizmente, só me apercebi depois de ter pago a factura… Confrontada com o facto de eu não ter sido consultada se queria ou não o serviço, a empregada reconheceu a falha da empresa e registou a minha reclamação. Porque já imagino no quê que a minha reclamação vai dar, solicito e agradeço a intervenção da ADECO.
    Atenciosamente
    Francisca Santos

  18. Queria o e-mail dum membro da direccao da ADECO. Pois tenho um assunto de caracter privado e reservado.

    Agradecia

  19. No dia 28 de fevereiro, último dia do mês de fevereiro, estive monitorando meu sistema de Informação de Utilização afim de gerenciar meus downloads e não ultrapassar meu limite, imposto pela CVMultimedia. Neste mesmo dia, o sistema de Informação de Utilização apresentou defeito por todo o dia, tornando impossível de saber se meu limite havia sido ou não ultrapassado.

    Mediante a uma imposição da CV Multimedia no que diz respeito à limite de downloads, esta ferramenta é a única ferramenta que o cliente possui para monitorar e gerenciar a sua conta de forma a não ser surpreendido no final do mes com uma conta inesperada. Mediante a isso,a CV Multimedia tem a obrigação, perante aos seus clientes, de deixar este serviço apto, credivel e princopalmente funcional.

    É inconcebível que o sistema falhe no momento que mais se necessita, pois se o cliente ultrapassa o limite, a CV Multimedia apenas limita-se a ignorar este facto e impor de forma agressiva e desrespeitosa a multa por excesso de downloads.

    Outro factor que está ocorrendo no mesmo sistema de Informação de Utilização, é que está sendo contado no mês de março, o último dia mês de fevereiro, o que já me adiciona um dia de downloads dentro deste mês.

    Mais uma vez, lembro que o sistema de Informação de Utilização é uma ferramenta que garante ao cliente o DIREITO de saber o quanto ele consome, e se este não é credível e/ou funcional, a CV Multimedia está lesando seus clientes.

    Outro facto é o número 800 01 01, o qual tentei utilizar para apresentar esta queixa, e fiquei a espera da minha vez, e quando chegou a linha caiu.

    é realmente um ultraje a falta de respeito com que a CV Multimedia trata aqueles que a sustentam.

    Atenciosamente
    Eng. Master de Sistemas Informáticos
    Sérgio Machado

  20. esta manhã fiquei deveras surpresa quando fui comprar pão no PÂO QUENTE, na Praia, pois deparei-me com um aviso que dizia que a partir do dia 13 de Abril haverá alteração dos preços por causa do aumento das matérias primas. ora há uns anos a carcaça era a 12$00 em todas as padarias da Praia, entretanto porque baixou o preço da farinha as outras padarias passaram a vender o pão a 10$00 menos o Pão quente que continuou a vender a 12$00 e é esta padaria que reclama a subida do pão.
    em vez de se legislar sobre o preço do pão Fixa o peso do pão, formato pequeno em 50 gramas e formato grande em 100 gramas: Portaria nº 64/2010, de 30 de Dezembro in Suplemento ao Boletim Oficial nº 50.

    não me parece que qualquer pessoa que vá comprar o pão quer saber do peso, antes quer saber do preço.
    como é que cada padaria pratica o seu preço? Isto para não falar de cada ilha
    acho que é uma questão a ver-se

  21. QUERIA FAZER UMA DENÚNCIA QUE MERECE DE ANALISE E VERIFICAÇÃO POR PARTE DA ADECO.
    TEM A VER COM AS BOTIJAS DE GÁS DA ENACOL, AS GFAS LIGHT.
    ORA, QUANDO COMPRAVA AS BOTIJAS DE GÁS ANTIGAS DE 12KG, NA MINHA CASA O GÁS DURAVA EM MÉDIA 2 A 2 MESES E MEIO, NESTES ÚLTIMOS DIAS COMPREI UMA GFA DE LIGHT E AQUILO NÃO DEMOROU MAIS DO QUE 1 MES. ATÉ FALEI COM MINHA ESPOSA SOBRE FACTO DE GÁS ESTAR A ACABAR MUITO DEPRESSA. TORNEI A COMPRAR A MESMA GFA E O RESULTADO FOI O MESMO. ENTÃO, A TÍTULO DE CURIOSIDADE, TENTEI VER NAS BOTIJAS QUALQUER COISA QUE PUDESSE JUSTIFICAR AQUILO JÁ QUE EM CASA É MUITO DIFICIL GASTARMOS TANTO GÁS. IMAGINEM QUE NA GARRAFA DE GÁS ENCONTREI QUE REALMENTE AQUELA GFA ERA DE 7,8KG E NÃO DE 12KG!! FIQUEI REVOLTADO JÁ QUE O PREÇO QUE COMPRAVA ESTAS GFAS ERA IGUAL AO PREÇO QUE PAGAVA PARA 12KG, OU SEJA, VENDE-SE UMA GFA DE 7KG A UM PREÇO DE 12KG, MENOS 5KG A MENOS. QUERIA QUE A ADECO INVESTIGASSE ESSE FACTO E DENUNCIASSE TAL FACTO A SOCIEDADE, JÁ QUE NÃO SOU O UNICO MAS MUITAS PESSOAS PELO QUAL FALAMOS SOBRE TAL ASSUNTO RECLAMAM DESSA BOTIJA. QUEREMOS QUE OS NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITDAOS E É ASSIM QUE DENUNCIO ESSE FACTO PARA QUE A ADECO SAIBA O QUE FAZER EM RELAÇÃO A TAL SITUAÇÃO.

  22. Caros Srs,
    Gostaria de pedir um esclarecimento sobre serviços reembolso de passagens aereas
    Comprei dois pacotes de passagens aereas Boavista-praia-são felipe + 3 dias hotel em são felipe. Eu e meu namorado chegamos à praia no dia 21/04 e era suposto partirmos para são felipe no dia 22/04 às 13h, entretanto a halcyonair cancelou o voo e nos colocou num voo 22/04 as 09h. A companhia disse que deixou uma msg de voice mail no meu telemovel para avisar q o voo seria cancelado no dia 21/04 à noite, porém só recebi o aviso de voice mail no dia 22/04 à noite, portanto não pude viajar. Agora queria o reembolso do dinheiro das passagens e do hotel, mas a halcyonair diz que não fará o reembolso pq haviam deixado a mensagem de voice mail. Queria saber se eles devem ou nao fazer o reembolso?
    Muito obrigada,
    Itzia

  23. queria lhe bexpor o seguinte .no balcão da caixa económica que fica dentro do sucupira na praia ,estando eu nafila para a caixa , derepente vem o policia que estava de serviço ai com um colega desfardado pela qual ninguem sabia quem era , passa toda a gente para frente entram ambos no balcão e cada um trata do seui assunto de forma normal e quando seria a minha bve z de entrar ele ma impediu em postura autoritária e sem respeito , ordenando-me que fgicasse do lado de fora .quando entrei constatteio que a funcionária os tinha atendiado de forma forçada transgredindo nitidamente o código de postura civilo , onde ela me confidenciou.deixo por enquanto somente este3 trecho, caso haja alguma cooperação da vossaq parte para eu dar continuidade a este assunto ,voltarei a carga .

  24. Olá.
    Queria denunciar neste espaço uma “subtracção indevida” (para não chamar de outra coisa) que a CVMOVEL faz a grande parte dos seus clientes, e que ninguém nunca reclama.

    Tinha 18 escudos de saldo, escrevi uma mensagem escrita e enviei.
    Estava convencido de que a mensagem iria porque o envio de mensagem escrita custa 10 escudos.
    Para meu espanto apareceu a notificação de “message failed” e depois a mensagem que o meu saldo não permite a realização da chamada pretendida.
    Consultei o saldo e agora consta 8 escudos.
    Ou seja, debitaram os 10 escudos, mas o serviço que é bom, NADA.

    Parece uma situação que não tem importância por causa do valor reduzido, mas acontece que não é a primeira vez que isso me acontece. Acredito que são vário o cabo verdianos que já lhes aconteceu isso.

    “Imaginemos um Banco a tirar 1escudo por mês da conta dos seus clientes!”….. Bom falando no caso concreto
    Se “subtrairmos indevidamente” 10 escudos a 350 mil pessoas, qual será o total?” 3.500.000$00.

    Muito dinheiro.

  25. Queria deixar o meu apelo relativamente a uma situação pelo qual não concordo, e gostaria se possível a Adeco intervir perante essa situação que na minha opinião lesa todos os utentes da CV Telecom.
    a situação é a seguinte. no serviço de internet se não consumimos a totalidade de MB que temos direito de acordo com o plafom de cada um , a Telecom não devolve no mês seguinte, como acontece com o saldo do telemóvel, que temos para consumir durante um determinado período, e se este for bloqueado quando nós carregamos o saldo o saldo é devolvido por exemplo.no serviço de internet eu tenho por exemplo 10.000 megas mensais, e as vezes eu fico com mais de 3000 megas por gastar, e estes não me são devolvidos no mês seguinte, mas se passar alguns megas eles me mandam na factura para pagar. eu penso que é justo pagar o que consumimos em excesso, mas também se pagamos por 10.000 megas e este não for consumido na totalidade, este deveria ser devolvido no mês seguinte.

    espero que entendem a minha preocupação.
    obrigado

  26. CALU & ANGELA esta pondo um preço nas prateleiras e quando se vai pagar o preço é outro.
    Vejam isso.
    Cpts

  27. Eu queria denunciar uma situação referente ao pagamento do IUR pelas Finanças. Tendo entrado já no ano de 2012, o Ministério das Finanças até agora não pagou o IUR de 2008. No entanto, para cobrar, os cidadãos têm 30 dias de prazo. Uma situação que mostra que o Estado só quer meter a mão no bolso dos cabo-verdianos. Quando é hora de pagar finge-se de morto, não esclarece os cidadãos e não dá qualquer satisfação por esse descarado atraso, violando claramente os direitos dos cidadãos.

  28. Moro no Bairro de Ponta de Água. Esse bairro tem sido sistematicamente prejudicado com a falta de água. Este bem precioso quando chega às nossa torneiras é de cor amarelada (nada estranho para a nossa Cidade). Pior é que passa às vezes 4 semanas sem gotejar nas nossas casas.
    A Electra nunca dá qualquer informação ou desculpa credível sobre a falta de água ou sua dificuldade em fornecer esse bem de primeira necessidade. Entretanto, mensalmente as facturas chegam às nossas portas e diariamente ouve-se o aviso de corte etc.

  29. Exmo Senhor
    Presidente do ADECO
    S. Vicente

    Sou Idalina Lélis Brito, emigrante em França, de férias em Cabo Verde mais concretamente na Ilha do Sal, vem por esta via, expor a seguinte situação:
    – Em 2010 precisamente em Dez. como vinha para Cabo Verde em Fevereiro, despachei um volume com objecto pessoais, com intuito de utilizar durante o período de ferias, acontece que ao despachar o referido volume na Agencia CF&B em 10-12-2010, representada em Cabo Verde, pela Agencia Nacional de Viagem na Praia – 2603100, garantiram-me que no prazo de 1 mês a carga já estaria em S. Vicente, o que não aconteceu, pois a data da recepção foi no dia 03-03-2011. Por conseguinte após o meu regresso à França.
    – Em 25-02-2012 despachei dois volumes com coisas para o consumo durante as férias que terminam a 21 do corrente altura em que parto para França, numa outra agencia CaboVertrans, representada em Cv por Silva & Jesus LDA. – 2315236, garantido -me que no prazo de 1 mês os pertences estariam em Cabo Verde, o que não aconteceu até a presente data, apesar das varias chamada efectuada para o telefone de contacto, tendo reparado, que as pessoas não têm informações concretas para fornecer, e mostrando-se uma grande falta de respeito para com os clientes. Depois de muita insistência acabei por saber que somente a partir do dia 24 é que poderão dar um reposta sobre a chegada do barco.
    Tendo em conta o desrespeito demonstrado por essa duas agencia levo a conhecimento de V. Excia. de modo a poder ajudar a esclarecer os procedimentos de como agir nestas situações, ou por outra criando mecanismos para salvaguarda de muitas pessoas que são lesadas, devidos a procedimentos incorrectos e enganosos por parte das Agencia aqui citadas.
    Com os respeitosos cumprimentos e votos de continuação do vosso trabalho na defesa do consumidor Caboverdiano,
    Idalina Lélis Brito
    24 Haut de Marcouville
    França
    TEL: 0033624481144

  30. Eu quero ser a sócia da ADECO

  31. A CVmultimédia anda a colocar mais sem a permição dos clientes e a cobrar mais caro e a ELECTRA anda a cobrar-me altas prestações em 3 meses eu pago 28000 escudos

  32. Há prazos para prescrição de dívidas com bancos em cabo verde?

    • O nosso assunto é outro: tem a ver a a defesa do ambiente, sendo à partida um problema de saúde pública.

      Sou munícipe do Concelho de Tarrafal de São Nicolau, residente na cidade do Tarrafal e neste momento estamos aqui com um problema bicudo a resolver: a CV MÓVEL decidiu instalar sobre o prédio pertencente ao Sr. Valério Valdez Martins – arquitecto de profissão, uma antena retransmissora 3G, com uma simples autorização da Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, o Dr. António Soares e outra do Instituto Marítimo e Portuário, ignorando completamente os vizinhos (moradias, comercios, escritórios, bancos, Enapor, Alfândegas, cais de cabotagem, cais de pesca, mercado municipal e Fábrica de conservas SUCLA), tudo num raio de 150 metros.
      Estamos alarmados e decidimos criar um movimento de contestação, tentando evitar a todo o custo essa instalação junto às nossas casas e outros serviços públicos.
      Gostaríamos Sr. Presidente da ADECO e todos os seus associados nos ajudassem nessa luta através de vossa influência, intervindo juntos na solução efectiva desse problema, que tanto nos aflige.
      Emitimos um MANIFESTO, dirigido à Camara Municipal, com conhecimento de outras Instituições nomeadamente a ADECO, onde participaram cerca de duas dezenas de cidadãos. Esperamos a participação de todos os envolvidos, no sentido de evitarmos um mal maior.

      António M. Silva (TONECAS)
      Email: tonecas1959@hotmail.com

  33. Exmo sr presidente da ADECO

    Eu Lucilia Teixera, emigrante em Portugal, vem por este meio muito respeitosamete fazer uma denucia contra a C.V. Telecon do Porto Novo , tendo em conta que desde o mes de Abril tenho vindo a sofrer do corte de telefone na minha casa em Santo Antao mas respectivamente em tarrafal Monte Trigo deixando-me sem contacto nenhum com os meus familiares. Descontente com essa situaçao tenho vindo a tentar contactar os dirigentes da cvtelecon ou o serviço de apoio ao cliente mas sem sucesso nenhum resolvi entao manifestar o meu desagrado a quem de direito para ver se consigo resolver essa minha situaçao. Inclusive no mes passado foi lá um funcionario da empresa resolver a situaçao mas ficou pior tendo em conta que cortou o fio e deixou ali sem explicaçoes nenhuma. E estou aqui para reaver os meus diritos de consumidor pois nao obstante todos os meses sou obrigada a pagar a taxa dos seus serviços que eu nao ando a usufrir. Tou isolada dos meus familiares sem saber noticias porque nao tenho como ou se for tenho que ligar para a casa dos vizinhos para poder falar com eles. Espero ver a minha situaçao resolvida o mais rapidamente possivel por isso conto com a vossa honrrosa ajuda. A gradeço antecipadamente a vossa disponilidade. meus melhores comprimentos,
    Lucilia Teixeira

  34. Bom dia, meus senhores, queiram, por favor, ceder-me o n.º da vossa conta bancaria no BCA, para assim poder cumprir com o meu dever de associado, mensalmente. Agradecia ainda que me informassem se o meu pedido de adesão foi registado nos vossos serviços, feito no verão de ano passado em Santo Antão por ocasião de uma palestra realizada pela ADECO nessa localidade.

    Respeitosos cumprimentos.

    RAQUEL

  35. gostaria de saber a vossa opiniao ,o porque que a electra se cortar o cliente o servico depois vem cobrar caução 3 mil escudos e outras taxas,sabendo que é cobrado a caução no inicio do contrato

  36. ola boa tarde,a minha mae tem um problema muito grande,ela cosntruiu uma casa ha mais ou menos 10 anos.os tetos desses tres quartos estao caindo e ela nao tem condiçoes financeira uma vez que so o marido trabalha como funcionario no carro de lixo da camara.ela paga a decima da casa pontualmente.estamos desesperados com todo esse trabalho e perigo.eu gostaria de saber se ela tem algum direito em apoio,ajuda…por favor se poderem ajudem -me a intender o que fazer

  37. A taxa de “actualização de caução” cobrada pela Electra é legal?
    Por favor me informem.

  38. Bom dia,
    Venho por esta via saber se está certo o que vem acontecendo em Rª Grande S. Antão nos Serviços autonomos de agua e saneamento que é o seguinte: o consumidor que não gasta nenhuma tonelada de agua num determinado mês é obrigado a pagar duas ton. que dizem q é o minimo (isto existe?), ainda mais absurdo que pagamos tbém IVA daquilo que não consumimos.

    Exemplo:

    Num mês qq na minha fatura estava escrito 523 (leitura anterior) – 523 (leitura actual) consumo 0 (zero)

    mas paguei as duas toneladas mais IVA mais aluguer de contador mais taxa de lixo,ou seja paguei só de taxas quase a mesma coisa que do consumo que nem consumi. Isto não é roubo?

  39. A televisão não tem um tempo máximo para cada pacote de publicidade?

  40. Bom dia. Eu queria ter acesso as normas sobre os direitos e deveres dos consumidores em cabo verde

  41. Gostaria deixar uma reclamação contra a Electra.
    Primeiro passei cerca de 4 meses a tentar fazer um contrato de água e luz. Não me permitiam fazer o contrato, porque diziam que não tinham os documentos necessários para tal (cróqui, planta de localização, etc) do prédio onde resido. Mês depois de tanta insistência, luta, desgaste e reclamações reconheceram que tinham lá todos os documentos que diziam não ter e só fizeram o contrato de luz (porque, mais uma vez, disseram que os documentos de que dispunham não eram suficientes para um contrato de água)… Da mesma forma esta situação foi resolvida depois de mais um mês. E eu continuava sem receber nem o contador de luz (para o qual já tinha o contrato a mais de mês).
    Depois que assinei o contrato de água, negaram instalar o contador de água, porque só eu moro no prédio ainda e só iriam instalar contadores quando tivesse pelo menos metade das moradias ocupadas. Isso só pode ser uma brincadeira e uma brincadeira de muito mau gosto. Estupidez da Electra… De tanto insistir um belo dia disseram que fariam a instalação em 15 dias. Não fizeram e fui lá reclamar. Disseram que estavam sem contadores… no mês passado, em Setembro, entrei novamente em contacto, disseram que já tinham contadores e que iriam fazer a instalação. Tenho ligado, com alguma frequência sem obter respostas… Hoje (17/10/2013) dizem estar novamente sem contadores e, simplesmente, terei de esperar mais, por tempo indeterminado. porque eles não sabem de nada, querem mais é despachar as pessoas…
    Estou indignada, com a falta de respeito que a Electra tem para com os cidadãos. Nem digo que o serviço é péssimo porque isso não é serviço nenhum. Isso é puro e simplesmente incompetência. desrespeito, irresponsabilidade, negligência, estupidez… da Electra. É uma situação vergonhosa para o nosso país… Eu tenho vergonha de dizer que a Electra é uma empresa nacional.
    Eu gostaria de prestar essa reclamação. É o mínimo que posso fazer já que é o máximo que me é permitido fazer. Só respondem uma coisa a mim e a toda a população de Cabo Verde: Adianta alguma coisa?
    Obrigada!

    • Olhe senhor Adeco. Preste atenção ao seguinte. Sabia que um consumidor de electricidade da Cidade da Praia e outro da Cidade do Mindelo não pagam o mesmo valor pela mesma quantidade de Kilowatts consumidos na sua casa? E sabe Sr. Adeco como a Electra faz a batota para obrigar um consumidor da Praia a pagar mais luz do que um de São Vicente. É muito simples Vou lhe explicar o truque dessa malta ladrona da Electra. O contador de luz de Mindelo faz 750 rotações, mais ou menos durante uma hora e no final dessa rotação marca que o consumidor de Mindelo consumiu 1 kwt de luz. Certo. Compreendeu. O contador da Praia faz o mesmo serviço e faz 600 rotações e marca 1 kwt por hora. Agora multiplique isso 150 rotações que são a diferença entre Mindelo e Praia por um dia de 24 horas e veja a diferença. Num dia então o consumidor da Praia paga mais 3600 rotações ou seja mais 6 kwtts que o consumidor de Mindelo e como 1 kwts são 36.889, então o consumidor da Praia mais 221 escudos por dia o que à volta de 6000 a mais por cada mês. Afinal, qual o trabalho da ARE? E da Adeco?

  42. bem, gostaria de expor o meu problema que é o seguinte. Comprei um computador portartil “DELL INSPIRON N5040” por 64.000 (secenta e quatro mil escudos)na empresa “CharlesCompany” com um ano de garantia, e após 5 meses de uso o computador parou de funcionar. Levei-o para a empresa expondo o problema. Garantiram-me de que iriam consertar o computador, cujo me disseram que o problema era a “placa” que tinha estragado. Só que ja passaram 4 meses que estou a espera do conserto do meu computador e ainda eles não consertaram nada e cada vez que vou la perguntar pelo computador disem-me que estara pronto na proxima semana por varias vezes como se fosse “TROÇA” . Pedi-os para devolverem o meu dinheiro da compra ou que me dessem outro computador e negaram ambas as solicitações que fiz. No decorrer dia de hoje foi la novamente e desta vez me disseram pra eu ir fazer queixas então porque não vão devolver-me nem o meu dinheiro nem outro computador. que eu tenho que esperar até consertaren e não sei até quando. Não só o senhor gerente da empresa me disse para eu ir fazer qeixa, também me disse se eu não conheço os meus direitos como se estivesse ou alhias esta a fazer gosos comigo.
    GOSTARIA DE VER COMENTÁRIOS DO MEU PROBLEMA E QUE ME AJUDASSEM A RESOLVELO, OBRIGADO…

  43. Gostaria de saber o que posso fazer quando uma empresa não cumpre o contracto. A quem recorrer quando não é garantido os meus direitos de consumidor.

  44. Gostaria de deixar uma reclamação contra a CvMovel.

    Adquiri já a pelo menos uma semana, uma Pen Netmóvel 3G na CvmOVEL, que anunciava permitir estar ligado à Internet com maior velocidade de Cabo Verde e na compra dum Pen Netmóvel por 990$ ofereciam mais 1.000Mb grátis. O problema é que o pen simplesmente não funciona, no local de minha residência e proximidades, miraculosamente apenas na agência onde adquiri o produto. Ninguém me informou que tal coisa poderia acontecer, comprei a pen e agora não tenho Net. De qualquer forma, sinto-me lesado, já que desfrutei do produto por excessos momentos, cerca duns vinte minutos apenas e a dita promoção, tem prazo de validade termina no final desse mês de Fevereiro.

    GOSTARIA DE VER COMENTÁRIOS DO MEU PROBLEMA E QUE ME AJUDASSEM A RESOLVE LO, OBRIGADO…

  45. Atendimento Publico:
    Muitas vezes ao dirigir-se a alguma instituição somos mal atendidos ,mal tratados etc…devido a aparentar-mos ser de um nivel social mais baixo ou seja fazem uma avaliação superficial das pessoa .O que eu gostaria de saber é se por acaso isso acontecer a alguem a pessoa em questão pode fazer queixa a adeco?Sendo umserviço que se conssome creio que sim.Se for feito a queixa o que acontecerá a esse funcionario que fez o acto .Devido a certas situações passadas m algumas instituições muitas vezs com outras pessoas pergunto-me :quando é que acontecerá a mim ?O que fazer se fosse o caso?
    Pergunto na tentativa de fazer quem trabalha no atendimento ao publico que temos todos os mesmos direitos e deveres e que devido ao nivel social não devemos ser mais ou menos bem tratado .

    TENDO EM CONTA QUE TODOS SOMOS CONSUMIDORES FARIA-ME FELIZ TER UM FIDBACK VISTO QUE CREIO QUE TODOS GOSTAMOS DE TER UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

  46. ajei muito em teresante

  47. queria dizer que é necessario analisar o caso da cv telecom no que tange a internet, porque adquerimos um pocote net de 3000 megas por exemplo mensal e não gastamos tudo nu inicio do proximo més já não adicionam os megas que sobraram, isto é rouco ao consumidor porque não gastei o já paguei tenho todo tempo do mundo para gastar, por deviam adecionar as megas, isto tanto em nets fixos ou pen,

  48. Sou pai de uma filha com indromino de DOWN, nascida em Maio de 2009, nesta altura um medico aconselhou-nos a procurar um especialista para iniciar algumas consultas, a mesma foi marcada em junho do mesmo ano até esta se não fosse as diligencias dos pais a mesma continuava a espera da referida consulta, pois somos professores pagando regularmente as contribuições no INPS, mas de nada serve, neste ano 2014 em Abril retomamos as consultas da nossa filha com despesas suportadas por nós sem que a INPS da-se qualquer sinal não obstante as constantes insistências da nossa parte, no entanto continuamos com as consultas da nossa filha, novamente foi marcada uma consulta de especialidade para o dia 22 de Julho de 2014, em que deveria acontecer uma evacuação mas o INPS simplesmente ignora as autoridades sanitárias deste pais, respondendo-nos que as evacuações estão suspensa, perguntamos ao INPS se as cobranças dos impostos estão também suspensos. Consideramos uma falta de respeito e uma roubalheira o que o INPS faz com os utentes, e vamos mais longe se este instituto não consegue dar resposta as seus utentes que os deixam fazer os seus proporios seguros, assim não ficam a pedir esmolas do INPS.
    ESTE É UMA ROUBALHEIRA DO INPS AOS UTENTES.

  49. Olá muito boa tarde.
    Gostaria de pedir a vossa ajuda.
    Sou uma munícipe descontente com a Electra Norte, Porto Novo.
    O motivo do meu descontentamento é o seguinte:
    Faz mais de 3 meses que a Electra tem vindo a cortar sistematicamente a electricidade publica na cidade do Porto Novo, a partir das 05h30mn, a está hora a muita gente que se levanta para ir trabalhar e está um escuro barulhento nas ruas, gente também que se levanta para fazer actividades físicas, e correm o risco de serem atacadas, a Electra norte nunca deu nenhuma explicação do porque de apagar a luzes aquela hora, que toda a população acho muito cedo, sabendo que antigamente as luzes eram apagadas as 06h00.
    A Electra não dá nenhuma satisfação a população, que todos os meses vejam nas suas facturas de electricidade a taxa de iluminação publica, mas que está a ser muito deficitária.
    Já fiz uma reclamação directamente a Electra, escrevendo no livro de reclamação, mas nunca houve nenhuma melhoria.
    Gostaria que me ajudassem, ou que me dessem alguma orientação de como se deve/pode resolver está situação.
    Daqui vimos a iluminação em são Vicente que por vezes só é apagado as 06h30mn, acho que a Electra de são Vicente e a do P.Novo, pertencem ao sector da Electra Norte, só não sei o porque desta descriminação.
    obrigada pela atenção dispensada.
    Queira aceitar os meus cordeais saudações e votos de continuação de um bom trabalho.
    Atentamente
    Ivone Sabino

    • Olhe senhor Adeco. Preste atenção ao seguinte. Sabia que um consumidor de electricidade da Cidade da Praia e outro da Cidade do Mindelo não pagam o mesmo valor pela mesma quantidade de Kilowatts consumidos na sua casa? E sabe Sr. Adeco como a Electra faz a batota para obrigar um consumidor da Praia a pagar mais luz do que um de São Vicente. É muito simples Vou lhe explicar o truque dessa malta ladrona da Electra. O contador de luz de Mindelo faz 750 rotações, mais ou menos durante uma hora e no final dessa rotação marca que o consumidor de Mindelo consumiu 1 kwt de luz. Certo. Compreendeu. O contador da Praia faz o mesmo serviço e faz 600 rotações e marca 1 kwt por hora. Agora multiplique isso 150 rotações que são a diferença entre Mindelo e Praia por um dia de 24 horas e veja a diferença. Num dia então o consumidor da Praia paga mais 3600 rotações ou seja mais 6 kwtts que o consumidor de Mindelo e como 1 kwts são 36.889, então o consumidor da Praia mais 221 escudos por dia o que à volta de 6000 a mais por cada mês. Afinal, qual o trabalho da ARE? E da Adeco?

      • Ola boa noite. Como fiz uma reclamação por escrito, aguardo a resposta ate esta data. Obrigada pela atenção.

        No dia 1 de Setembro de 2014 às 16:52, ADECO escreveu:

        > artur commented: “Olhe senhor Adeco. Preste atenção ao seguinte. Sabia > que um consumidor de electricidade da Cidade da Praia e outro da Cidade do > Mindelo não pagam o mesmo valor pela mesma quantidade de Kilowatts > consumidos na sua casa? E sabe Sr. Adeco como a Electra f” >

  50. Queria saber quais os conflitos e reclamações mais habituais no atendimento aos utentes nas administração publica.

  51. Caro Sr Presidente
    Como é possivel nao controle dos comerciantes dentro do mercado municipal? O peso e a medida estao longe da realidade. A que devemos reclamar?
    Aguardo uma resposta.
    Cpts

  52. Venho, por este meio, expôr o seguinte:
    Recentemente, saiu uma deliberação da Câmara Municipal da Praia dizendo que todos os terrenos, lotes que foram atribuídos às pessoas e que, ainda, estão limpos ou em contrução, irão ser vendidos. Por conseguinte, considero que, ao tomar esta decisão, a CMP, não levou em conta que a maioria dos detentedores desses terrenos não possuem grandes recursos financeiros, razão pela qual terão que ir construindo, paulatinamente, à medida que vão amealhando algum dinheiro. Por outro lado, o argumento de que existem pardieiros que servem de depósitos de lixo e que, por esse motivo, a saúde pública estará em causa, penso que isto é uma falsa questão, até porque, na minha opinião, quando isto acontece, a CMP deve entrar em contacto com o proprietário do terreno no sentido de se encontrar a melhor solução, aliás, a CMP já tinha feito isto com o proprietário do espaço “Di nôs”, sito em Achada Santo António e, nunca, jamais decidir para tomadas de medidas drásticas como a que acabara de deliberar. Daí que, penso que a CMP deveria ter bom senso e cabeça fria para repensar e reponderar esta sua decisão.

  53. como é possivel,fazer ingeção principalmente de penicilina na delegacia de Saude,sem presença de um medico,todos nos sabemos que injeção de antibiotico um reaçao, poderá ser fatal,será que á populaçao devera correr esse risco desnecesario? e segundo informaçao que agora vao ficar a fazer as ingeção penicilinas nos centros de saude sem presença de um medico de manha e as as 17:45mn ,mas estas ingeções so devem ser feito de 12 em 12h ou de 24 em 24 horas,se uma pessoa tomar uma injeção 8:30 ou 9h e ir tomar as 17 45, tera menos d 9h isso é brincar com o povo de sao vicente mais uma vezes estamos mal.

  54. Venho por este meio expor o seguinte:

    O meu contador de luz teve avaria nos meados do mes de Maio de 2014, fui reclamar na electra, prontamente solicitaram técnicos para no dia seguinte avaliar a situação em que se econtrava o contador. No entanto como sei que a empresa não é de se confiar enviei um pedido de solicitação de assistência técnica via email no mesmo dia. Esperei todos os meses, os técnicos compareceram exigiram-me que puzesse o contador para fora de casa, na parte de rua, gastei 9 mil escudos para mudar a caixa, no dia seguinte puseram o mesmo contador, porque não havia outro. continuei a pagar 125, 330 escudos todos os meses. De vez enquando eu ia a electra pessoalmente saber quando é que iriam mudar o contador . nunca comparaceram.Depois de 6 meses a espera fui mais uma vez reclamar e recebi um recibo de reclamação e disseram-me que na segunda feira do mesmo mes iriam solucionar todo o meu problema. Enviei mais uma vez um outro email e recebi resposta de uma engenheira Luisa, que por sua vez encaminhou o meu email a uma engenheira Ana David Monteiro. Entrou o ano 2015 ninguem compareceu em minha casa para dar assistência ao meu contador 7 meses avariado. Enviei mais um emal no mes de março, logo no dia seguinte apareceu um técnico dizendo-me que não havia contador para substituir ou outro avariado, teria que esperar. Ate que em fim no dia 28 do mes de Maio finalmente trocaram o contador, Hoje enviaram -me a conta de 416.contos para pagar. Isto é mesmo absurdo, uma vez que todo meu historico de luz ronda por mes em 7, 8 a 10 mil escudos por mes no maximo, perfazendo aproximadamente 100 e tal contos e mais, puseram 188 contos referente à um ano sem fatura, claro não há factura, como é possível? o contador se encontrva avariado, e mais uma factura de 223 contos referente ao mes de Março a Abril, isto é “gozu”, se o contador só foi trocado no dia 28 de Maio como é possivel ter 223 contos, aliais na factura não consta nenhuma leitura, uma vez que o número final é ultimo número do contador antes de se avariar, porque permaneceu sempre com o mesmo numero por estar avariado.Fui a electra na ASA, reclamar a gerente desta localidade não soube explicar,mandou-me marcar audinecia um tal Jorge na sede chã de Areia para terça feira para reclamar, caso contrário tenho que recorrer a outras instancias. Isto é de se arepiar.

  55. Aos senhor do Adeco
    perante uma constatação quero um esclarecimento sobre o que temos estado a passar na ilha do Maio .
    porquê que se numa casa consumida 3 tonelada de agua podemos pagar uma tarifa normal e que a partir de 6 pagara dobro de consume e também as taxa são esses iva meus senhor mi desculpa onde que estamos e onde nos vamos a população quer um resposta sobre assunto
    desculpo se foi inoportuno mas só quero esclarecimento
    obrigado

  56. Quero deixar aqui a meu alerta para o que abusivamente se está a passar nos últimos dias nos Super mercados, Callu e Anjela.
    À uns dias atrás sem qualquer tipo de aviso começaram a cobrar aos clientes 5 escudos por cada saco de plástico com Publicidade dos Super mercados CALLU E ANGELA .
    Ora meus Senhores, se me cobrarem dinheiro dos sacos sem Publicidade , eu acho correcto, agora ninguém é obrigado a pagar a Publicidade de ninguém .
    Espero tomem uma actitude digna da vossa Intituicao.
    O meu obrigado e fico à aguardar.

  57. Bom dia. Gostaria de ter o vosso nr de conta BCA, a fim de, regularmente, dar a minha contribuição.
    Atenciosamente,
    Renato FREDERICO
    C.P. 396-A, ASA, Praia
    Movel: 9914269

  58. Bom dia
    Ontem estive a ouvir a vossa Jurista que falava sobre o livro de reclamações e que dizia que todos os estabelecimentos públicos ou privados tinham de o ter mas na realidade nem todos os serviços públicos o tem e passo a citar, por diversas vezes fui a igai fazer reclamação por causa de uma investigação a IPCV e nada fizeram e nem uma resposta ao meu e-mail e ao mesmo tempo solicitava o livro de reclamações e sempre me o negavam, alegando que era um serviço publico e que não se tratava de compras e vendas de artigos e por isso não o tinham e eu contradizia que por exemplo na Direcção de turismo tinha o livro e também não vendiam ao publico.
    Por isso gostava de saber se realmente devem ter ou não e porque que não há uma investigação?

  59. Oi bom dia ADECO
    Sou uma consumidora, moro num apartamento alugado em Achada de Sto António e desde que cá entrei
    Estou cheia de stresses e constrangimentos por causa das Facturas com contas exageradas da Electra.
    Eu sou moderada nos consumos da água e Luz.
    O único item com potencial mais elevado é uma geleira.Não tenho nenhum outro aparelho e aparelhagens (televisão) as lâmpadas são de baixo consumo.Foi medida a intensidade da geleira e não chega a 120 kw. Mas nas Facturas este número ultrapassa a espectativa.
    Àgua vem com leituas rxageradas.Ela tem estado a falhar e muitas vezes não consigo tê-la por ela não ter força suficiente para subir.E para além disso, não a consumo como se apresenta nas Facturas.Somos apenas 3 pessoas em casa .Eu e duas filhas adolescentes e sempre regista 3 a 4 toneladas de água mensal e poucas vezes 1 ou duas.
    Também inventam contas e leituras por estimativas e saem sempre a lucrar injustamente.FALTA de serviço de qualidade, roubo e fraude de todas as maneiras
    Desde que cá entrei, recebi Facturas com fraudes e paguei-as por falta de atendimento qualificado e devida atenção. De 24 de Dezembro a Agosto de 2015 as Facturas foram só com avultuosas somas e consumos não efectuados.
    Setembro veio com 233 kw de luz consumido .Não paguei e recorri ao balcão da Electra e não deram devida atenção.
    Recorri a um Técnico conhecido e pedi-lhe para me ajudar a resolver antes de ir para a lista da corte e ele veio colocou o aparelho para registrar o consumo da geleira r viu que não chega a 120kw.
    Ele por falta de negligência nada fez de concreto e fui para a lista de corte
    Antes dos meados de Outubro, cortaram tudo.Mas a Factura de Outubro já tinha saído
    Estou nesse ímpasse há dois meses.
    E com tudo cortado eles continuaram a contar e surgiram as Facturas de Novembro e Dezembro com 1m3 de água em cada Factura e as respectivas taxas.
    Saliento ainda que antes da corte a Factura de Setembro é de valor aproximado á 7000 .00 e com o papel da corte aumentou para mais de nove mil.
    Agora a dívida total passa de 20.000.00.
    Estou constrangida e indignada com esta injustiça. O que fazer?
    Não tenho trabalho e tenho problemas de saúde.
    Esse técnico a quem recorri por ajuda nada fez até agora para ajudar, só embaraçou mais a situação e pacientemente espera que eu vá pagar os vinte e tal de dívidas incluindo as taxas de alugueres dos contadores
    Um outro assunto a questionar são os elevados impostos e IVA que se verfica nas Facturas e ás vezes de forma repetidas. O que faço? Ajuden por favor. de todos os cidadãos, porque afinal somosconsumidores! Trata-se de um dever de cidadania e solidariedade

  60. Oi bom dia ADECO
    Sou uma consumidora, moro num apartamento alugado em Achada de Sto António e desde que cá entrei
    Estou cheia de stresses e constrangimentos por causa das Facturas com contas exageradas da Electra.
    Eu sou moderada nos consumos da água e Luz.
    O único item com potencial mais elevado é uma geleira.Não tenho nenhum outro aparelho e aparelhagens (televisão) as lâmpadas são de baixo consumo.Foi medida a intensidade da geleira e não chega a 120 kw. Mas nas Facturas este número ultrapassa a espectativa.
    Àgua vem com leituas rxageradas.Ela tem estado a falhar e muitas vezes não consigo tê-la por ela não ter força suficiente para subir.E para além disso, não a consumo como se apresenta nas Facturas.Somos apenas 3 pessoas em casa .Eu e duas filhas adolescentes e sempre regista 3 a 4 toneladas de água mensal e poucas vezes 1 ou duas.
    Também inventam contas e leituras por estimativas e saem sempre a lucrar injustamente.FALTA de serviço de qualidade, roubo e fraude de todas as maneiras
    Desde que cá entrei, recebi Facturas com fraudes e paguei-as por falta de atendimento qualificado e devida atenção. De 24 de Dezembro a Agosto de 2015 as Facturas foram só com avultuosas somas e consumos não efectuados.
    Setembro veio com 233 kw de luz consumido .Não paguei e recorri ao balcão da Electra e não deram devida atenção.
    Recorri a um Técnico conhecido e pedi-lhe para me ajudar a resolver antes de ir para a lista da corte e ele veio colocou o aparelho para registrar o consumo da geleira r viu que não chega a 120kw.
    Ele por falta de negligência nada fez de concreto e fui para a lista de corte
    Antes dos meados de Outubro, cortaram tudo.Mas a Factura de Outubro já tinha saído
    Estou nesse ímpasse há dois meses.
    E com tudo cortado eles continuaram a contar e surgiram as Facturas de Novembro e Dezembro com 1m3 de água em cada Factura e as respectivas taxas.
    Saliento ainda que antes da corte a Factura de Setembro é de valor aproximado á 7000 .00 e com o papel da corte aumentou para mais de nove mil.
    Agora a dívida total passa de 20.000.00.
    Estou constrangida e indignada com esta injustiça. O que fazer?
    Não tenho trabalho e tenho problemas de saúde.
    Esse técnico a quem recorri por ajuda nada fez até agora para ajudar, só embaraçou mais a situação e pacientemente espera que eu vá pagar os vinte e tal de dívidas incluindo as taxas de alugueres dos contadores
    Um outro assunto a questionar são os elevados impostos e IVA que se verfica nas Facturas e ás vezes de formas repetidas.
    Agradecia na resolução desse problema não apoiado por esse Técnico recorrido antes da lista do corte da factura de Setembro.
    O problema aumentou e estou num beco sem saída.

  61. Venho por esta dar a conhecer uma situação que considero abusiva e roubo, assalto aos bolsos dos utentes por parte dos condutores da transportadora Sol Atlântico : Por varias vezes consecutivas notei que sempre que se paga o bilhete e tiver direito a troco dão 1 escudo a menos. O mais grave é que as vezes eles tem troco e simplesmente não dão. constatei também que alguns deles guardam o troco no bolso da camisa, outros com moedas de 1$00 e de 5$00 dão a totalidade do troco em moedas de 1$ para assim justificarem a falta de troco. Imaginem se cada vez retirar 1 escudo em cada utente no final do mês o montante que acumulam é bem possível de somar um outro salário. Agradecia que verificassem esta situação, pois considero uma falta de carácter e falta de respeito a inteligência dos utentes. Já constatei por várias vezes pessoas terem dificuldades de entrar por falta de 1$00 e outros passageiros terem de ajudar. O bilhete é 44$00 e não 45$00 e é um direito de todos receberem o seu troco .Eles simplesmente ficam com o troco não dizem nada e as vezes mais do que 1$00.

  62. A Electra anda a cobrar faturas com valores que não correspondem a realidade, em meu caso as contas aumentaram da energia vem aumentando de 1.400 esc. para 5.700 esc. sem ter aumentado nenhum ectrodomestico novo na residência, no entanto fui reclamar paguei para fazerem a africção do contador mas não aparecem.

  63. Boa noite quero dar mas força a adeco e tb espero em que eu posso contar a adeco aque no s.tiago mas concretamente na praia e na Assomada e td c.v.

  64. A empresa 10ton.cv, esta numa roubalheira aos Cabo Cabo-verdianos, gostaria que quem de direito visse esta questão. Este sistema de leilão on-line, a nível de transparência é Zero, pelo que fazem tudo para que a suas gentes ai na praia vencem o leilão. O leilão é feito em forma de segundo, pelo que começa em 20 segundo e as pessoas vão licitando, quando chegar no zero a pessoa tiver dado a ultima licitação ganha. Toda vez que uma pessoa licitar o cronometro começa a contagem decrescente começando sempre em 20 segundos. Mas o problema é que quando chega no zero, o leilão apresenta-se fechado e quem tiver dado a ultima licitação é lógico que ganha, isso entendo perfeitamente, não entendo é porque que há jogadores que quando a contagem chega no zero, o leilão apresenta automaticamente fechado, mas no meu caso a contagem, ou o cronometro chega varia vezes no zero, demora tanto para aparecer fechado, que dá tempo sempre para outra pessoa licitar. E também outra questão, há sempre um jogador ai, que no meu entender não esta ai para ganhar nenhum leilão, mas sim para fazer os apostadores gastarem o maior numero de lances possível, será que não faz parte do grupo, que inventou esse jogo, se for, isto é uma empresas não de empresa de empreendedores, mas sim de ladrões.

  65. Ola,
    Boa tarde
    Gostaria de ter uma informação.
    Se uma pessoa comprar um produto em CaboVerde numa loja chinesa e em menos de 10 minutos sair a rua e verificar que o produto nao apresenta caracteristicas que vai de encontro com o que essa pessoa desejava, nao pode ser lhe devolvido o dinheiro?
    Obs: o produto nesse caso é um calcado.
    Aguardo a vossa resposta!

  66. Como posso me associar a vossa instituição?

  67. Neste momento estou com um problema mal resolvido e quero um conselho da adecco. Fiz um negocio para pagar em duas parcelas que e aplicacao de cabelo ou seha extencao mas o servico foi mal feito no qual nao demorou nem uma semana ja nao tinha mas cabelos que era para demorar um minimo de cinco meses . derigi me a pessao coloquei a situacao e disse que nao queria mas o cabelo no qual ficou no porte dela agora ela exige o pagamento como devo proceder.

  68. Como posso ficar sócio.

  69. Bom dia, estou aqui para fazer uma reclamação que de certeza é um problema de muita gente, o CENTRO DE SAÚDE de Achada santo António tem deixado muito a desejar,como exemplo disso é o descaso que estão a ter com as pessoas que vão fazer curativo, eu sofri um acidente cortei um pedaço do dedo e fui recomendado pelo Doutor a fazer curativo diariamente no Centro Saúde da minha localidade,mas ali não se faz curativo diário e ainda por cima quando é dia de curativo quem faz curativo não se encontra e não têm ninguém que o faça. já se passaram dez dias após o acidente e só consegui fazer curativo duas vezes o que deveria ser todos os dias, corro risco de infeccionar o dedo dependendo deles,alem do mais no que se refere ao atendimento é péssimo não sabem dirigir-se ás pessoas chegam até a agredir com o tom de voz. E pelo jeito não é só na Achada que isso acontece mas si em outros centros de saúde também, espero ter uma resposta muito em breve e que façam um vistoria para resolver esse problema o mais rápido possível, pois saúde é um direito de todos.

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