DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO

A ADECO assinalou o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de Maio, na cidade do Mindelo, com duas sessões de reflexão e debate com base no tema proposto para o Dia “Conectar os Jovens”. A 1ª sessão realizou-se, às 11h30, no auditório do ISECMAR, e a 2º, às 18h30, no auditório do IESIG, com a participação de algumas dezenas de alunos desses estabelecimentos de ensino superior. Os debates foram introduzidos pelo Eng.º António Ramos, que explicou a razão e a importância do tema e as suas implicações
em Cabo Verde e pelo Eng.º Marco Cruz, que apresentou uma avaliação da qualidade do serviço da Internet prestado pela CVTelecom. Por sua vez, a Dr.ª Celina Pereira fez a apresentação dos resultados do abaixo-assinado promovido pela ADECO contra o aumento das tarifas dos serviços de telecomunicações e que obteve cerca de 2 mil e 400 assinaturas.
No dia 19 de Maio, às 10 horas, uma actividade similar foi desenvolvida na cidade do Porto Novo, na sala de conferências da Escola Técnica do Porto Novo, tendo sido dirigida pelos mesmos colaboradores da ADECO.Dos pontos levantados nos debates, salientam-se os seguintes: – a situação que o país vive no sector das telecomunicações, que se reflecte negativamente no próprio sistema de ensino, impossibilitando as instituições de disponibilizarem uma conexão decente aos seus alunos para pesquisas, trocas de informação, etc. 

– o atraso que os preços elevados praticados pela CVTelecom provocam ao desenvolvimento do país, mantendo uma maioria esmagadora da população desconectada.No Porto Novo, os alunos apontaram, ainda, o facto de não poderem contar com uma conexão acessível à Internet na sua escola e questionaram a razão de essa cidade não ter uma Mediateca como acontece noutras urbes. 

Entretanto, o Presidente da Direcção da ADECO deslocou-se à cidade da Praia, para marcar simbolicamente o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação com a entrega do abaixo-assinado contra as tarifas elevadas das telecomunicações a algumas entidades. Assim, acompanhado do Coordenador da Delegação da ADECO na capital, José Andrade, fez a entrega do dossier na Assembleia Nacional ao Vice-Presidente, Mário Matos, em representação do Presidente, ausente noutra ilha; no Ministério das Infra-Estruturas, Transportes e Mar, à Directora do Gabinete do respectivo Ministro; e na Procuradoria-Geral da República, ao Secretário Judicial, José Luís Marques.Devido a dificuldades de organização, designadamente a acumulação de eventos nos mesmos espaços, foram adiadas as duas sessões públicas anunciadas para o Instituto Superior de Educação. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: